“Olha! Essa daqui parece uma montanha com um pouquinho de mar” - Dimensões sociais da alimentação
um olhar por dentro da infância
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.216Palavras-chave:
educação infantil, refeitório, alimentação, práticas do comer, culturas da infânciaResumo
O presente trabalho resulta de uma pesquisa em nível de doutorado que investigou os momentos de alimentação na rotina da educação infantil e buscou compreender os modos como as crianças se apropriam desse espaço-tempo, direcionando o olhar às suas ações, mediadas pelas práticas do comer. As análises partem dos dados gerados em pesquisa de campo, realizada no espaço do refeitório de uma unidade pública de educação infantil, localizada na cidade de Florianópolis, SC, Brasil. A observação participante e a descrição densa das relações investigadas, procedimentos metodológicos da etnografia, consistiram nos principais instrumentos para a geração de dados da pesquisa. Praticar a escutatória dos sentidos que circulam entre as crianças quando estão à mesa evidencia a importância que tem para elas o contexto social e afetivo das práticas do comer. Os dados da pesquisa são discutidos em dois momentos: primeiro, aborda os desafios éticos-metodológicos de se fazer uma pesquisa com crianças e, em um segundo momento, apresentam-se alguns episódios da pesquisa de campo, analisando-os como indicativos que informam a educação infantil sobre os aspectos interativos e simbólico-afetivos que incidem sobre as práticas do comer das crianças. E, de um modo geral, nos informam sobre como ocorre seu processo de humanização, como sujeito que se constitui na e pela cultura.
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