Alentejo Virtual
Análise e reflexão sobre uma visita virtual em 360º
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.211Palavras-chave:
realidade virtual, linguagem audiovisual, narrativa, turismo, visita virtual em 360ºResumo
O turismo faz cada vez mais uso das tecnologias digitais, entre elas, a Realidade Virtual, para promover a sua oferta, procurando adaptar-se às tendências da sociedade atual. Nessa lógica, o Turismo do Alentejo criou um portal em linha, o Visit Alentejo, que disponibiliza uma visita virtual em 360º a múltiplos locais turísticos da região. O objetivo deste trabalho é compreender em que medida esta visita virtual capitaliza as potencialidades da tecnologia e da linguagem audiovisual para atingir o máximo potencial comunicativo e eficácia na promoção do Alentejo como destino turístico. Nesse sentido, um corpus de visitas específicas foi selecionado e analisado qualitativamente, ao nível dos conteúdos (tipo de informação oferecida), da forma (formatos mediáticos utilizados e suas características formais e estilísticas) e da interação que a visita permite ao utilizador. É realizada a discussão dos resultados à luz do quadro teórico apresentado, na convergência entre os estudos do turismo, da realidade virtual e dos media, e uma reflexão sobre as potenciais virtudes e limitações da visita virtual, oferecendo sugestões para torná-la mais apelativa. A sugestão principal prende-se com a criação de conteúdos narrativos complementares, em formato áudio e vídeo, que permitam “povoar” o ambiente virtual e ilustrar a identidade e autenticidade do povo e do território alentejanos.
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