Formação de professores na perspectiva da aprendizagem significativa e das metodologias ativas
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.203Palavras-chave:
ensino, aprendizagem, educação básicaResumo
A formação de professores é vista como uma prática essencial para o avanço da educação. Diante das contínuas transformações socioculturais e no cenário educacional torna‐se imprescindível proporcionar aos professores recursos que os incentivem a ressignificar suas práticas pedagógicas. Neste contexto, este estudo tem por objetivo contribuir para a reflexão acerca da relevância de se desenvolver formação continuada de professores pautada na aprendizagem significativa e nas metodologias ativas de ensino‐aprendizagem. Realizou‐se um estudo teórico por meio de análise documental e revisão bibliográfica da literatura. Os argumentos apresentados podem incitar a incorporação da perspectiva da aprendizagem significativa e das metodologias ativas nos processos formativos potencializando mudanças no fazer docente, bem como, refletir positivamente na qualidade do trabalho realizado em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Plauto S. Carvalho, Gleicimar F. Teixeira, Sabrina C. Miranda
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.