Formação de professores na perspectiva da aprendizagem significativa e das metodologias ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.203

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, educação básica

Resumo

A formação de professores é vista como uma prática essencial para o avanço da educação. Diante das contínuas transformações socioculturais e no cenário educacional torna‐se imprescindível proporcionar aos professores recursos que os incentivem a ressignificar suas práticas pedagógicas. Neste contexto, este estudo tem por objetivo contribuir para a reflexão acerca da relevância de se desenvolver formação continuada de professores pautada na aprendizagem significativa e nas metodologias ativas de ensino‐aprendizagem. Realizou‐se um estudo teórico por meio de análise documental e revisão bibliográfica da literatura. Os argumentos apresentados podem incitar a incorporação da perspectiva da aprendizagem significativa e das metodologias ativas nos processos formativos potencializando mudanças no fazer docente, bem como, refletir positivamente na qualidade do trabalho realizado em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Plauto S. Carvalho, Universidade Estadual de Goiás

    Licenciado em Biologia (2004) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Especialista em Biologia Vegetal (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Mestre em Botânica (2008) pela Universidade de Brasília (UnB), Doutor em Ecologia (2013) pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado Sanduíche pela University of Oxford e Royal Botanic Gardens, Kew (2012). Professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC/UEG - 2019-2024) com enfoque na formação de recursos com enfoque em estudos de formação de professores, Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem Significativa; Atua com formação de professores, Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa; possui vários anos de experiência como coordenador de projeto PIBID-Biologia/CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Ensino de Ciências LabPEC/UEG.

Downloads

Publicado

08-04-2024

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Formação de professores na perspectiva da aprendizagem significativa e das metodologias ativas. (2024). Aprender, 46, 5-15. https://doi.org/10.58041/aprender.203

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>