Inteligência emocional como competência essencial na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.200Palavras-chave:
inteligência emocional, exaustão emocional , autoeficácia , professores , formação inicialResumo
Ensinar é uma atividade emotiva, que por vezes resulta em exaustão emocional e diminuição da autoeficácia do professor. Apesar da importância das competências emocionais dos professores as mesmas continuam a não estar incluídas na sua formação inicial. Assim, o presente estudo teve por objetivo investigar como a inteligência emocional influência a exaustão emocional e a autoeficácia docente. Uma amostra com 674 professores (Midade= 50,34), de escolas publicas portuguesas, preencheu três escalas válidas que medem a perceção relativamente à inteligência emocional, exaustão emocional e autoeficácia. Através do uso da técnica de modelação de equações estruturais, os resultados indicaram que os professores que tendem a ter maior perceção da sua inteligência emocional apresentam menores níveis de exaustão emocional e maiores níveis de autoeficácia. Concluindo sobre a importância de incluir a educação emocional na formação inicial de professores pelas implicações que a inteligência emocional apresenta no bem-estar e atividade destes profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Sabina Valente, Abílio A. Lourenço, Pedro Amaro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.