Inteligência emocional como competência essencial na formação de professores

Autores

  • Sabina Valente Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Portalegre; CARE - Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Portalegre; Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Universidade de Évora https://orcid.org/0000-0003-2314-3744
  • Abílio A. Lourenço Universidade do Minho https://orcid.org/0000-0001-6920-0412
  • Pedro Amaro Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Portalegre; CARE - Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Portalegre; CHRC - Comprehensive Health Research Center, Universidade de Évora https://orcid.org/0000-0002-0342-8892

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.200

Palavras-chave:

inteligência emocional, exaustão emocional , autoeficácia , professores , formação inicial

Resumo

Ensinar é uma atividade emotiva, que por vezes resulta em exaustão emocional e diminuição da autoeficácia do professor. Apesar da importância das competências emocionais dos professores as mesmas continuam a não estar incluídas na sua formação inicial. Assim, o presente estudo teve por objetivo investigar como a inteligência emocional influência a exaustão emocional e a autoeficácia docente. Uma amostra com 674 professores (Midade= 50,34), de escolas publicas portuguesas, preencheu três escalas válidas que medem a perceção relativamente à inteligência emocional, exaustão emocional e autoeficácia. Através do uso da técnica de modelação de equações estruturais, os resultados indicaram que os professores que tendem a ter maior perceção da sua inteligência emocional apresentam menores níveis de exaustão emocional e maiores níveis de autoeficácia. Concluindo sobre a importância de incluir a educação emocional na formação inicial de professores pelas implicações que a inteligência emocional apresenta no bem-estar e atividade destes profissionais.

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Publicado

08-04-2024

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Inteligência emocional como competência essencial na formação de professores. (2024). Aprender, 46, 16-31. https://doi.org/10.58041/aprender.200

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