A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?

Autores

  • Teresa Mendes
  • Graça Cebola

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.20

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Matemática, conexões, Educação Pré‐Escolar.

Resumo

Neste artigo, apresenta‐se uma proposta didática para a Educação Pré‐escolar, concebida numa perspetiva integrada do currículo, tal como é preconizado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (2016), e tendo como finalidade estabelecer conexões entre os domínios da Matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, a partir da leitura e exploração de uma história infantil – a obra O Grufalão, da autoria de Julia Donaldson, com ilustrações de Axel Scheffler. O livro instituiu‐se como o ponto de partida para a conceção desta proposta, constituída por diversas tarefas passíveis de serem adotadas e/ou adaptadas, em contexto de jardim de infância, por (futuros) educadores.

Pretende‐se, deste modo, demonstrar que, a partir da leitura de uma obra de Literatura Infantil, com conteúdo matemático incorporado ou não, se pode delinear um conjunto de tarefas que não só permitam envolver afetivamente, e de forma compreensiva, a criança com o livro mas também outro tipo de tarefas, promotoras do desenvolvimento da linguagem oral e da consciência fonológica (consciência silábica e fonémica), bem como de tarefas matemáticas que propiciem a aquisição de ideias e de conceitos matemáticos e o desenvolvimento de processos matemáticos (resolução de problemas, comunicação matemática e raciocínio matemático), numa perspetiva holística e integradora.

Downloads

Publicado

01-06-2018

Como Citar

A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?. (2018). Aprender, 38, 55-72. https://doi.org/10.58041/aprender.20