Trajetórias de desenvolvimento pessoal e profissional de um grupo de Amas:
Aprender no exercício da profissão
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.191Palavras-chave:
educação e cuidados de infância 0-3 anos, amas, supervisoras creche familiarResumo
O presente estudo enquadra-se no programa da Fundação Aga Khan Portugal «Construindo pedagogias participativas em creche familiar - Programa de formação e capacitação de Amas e de outros cuidadores de crianças pequenas». Pretende constituir-se como um contributo para compreender a situação atual das Amas no que diz respeito às características, potencialidades e complexidades da sua ação, bem como à importância dos processos de formação no seu desempenho profissional. Apresenta-se informação obtida a partir de entrevistas semiestruturadas individuais e coletiva Focus Group) a Supervisoras e Amas de duas Creches Familiares do distrito de Setúbal. A análise interpretativa da informação recolhida permitiu compreender alguns traços identitários destas profissionais, nomeadamente a especificidade e complexidade da sua profissão, a imagem social desvalorizada, as precárias condições de trabalho e a importância da participação em espaços formativos formais e informais para o seu desenvolvimento profissional. Destaca-se a valorização da socialização de experiências e conhecimento coincidente com a trajetória profissional e individual, com vista à promoção e efetivação do acolhimento de crianças e respetivas famílias em contextos de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Isabel Correia, Irene Figueiredo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.