Trajetórias de desenvolvimento pessoal e profissional de um grupo de Amas:

Aprender no exercício da profissão

Autores

  • Isabel Correia Escola Superior de Educação de Setúbal e Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
  • Irene Figueiredo Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.191

Palavras-chave:

educação e cuidados de infância 0-3 anos, amas, supervisoras creche familiar

Resumo

O presente estudo enquadra-se no programa da Fundação Aga Khan Portugal «Construindo pedagogias participativas em creche familiar - Programa de formação e capacitação de Amas e de outros cuidadores de crianças pequenas». Pretende constituir-se como um contributo para compreender a situação atual das Amas no que diz respeito às características, potencialidades e complexidades da sua ação, bem como à importância dos processos de formação no seu desempenho profissional. Apresenta-se informação obtida a partir de entrevistas semiestruturadas individuais e coletiva Focus Group) a Supervisoras e Amas de duas Creches Familiares do distrito de Setúbal. A análise interpretativa da informação recolhida permitiu compreender alguns traços identitários destas profissionais, nomeadamente a especificidade e complexidade da sua profissão, a imagem social desvalorizada, as precárias condições de trabalho e a importância da participação em espaços formativos formais e informais para o seu desenvolvimento profissional. Destaca-se a valorização da socialização de experiências e conhecimento coincidente com a trajetória profissional e individual, com vista à promoção e efetivação do acolhimento de crianças e respetivas famílias em contextos de qualidade.

Biografias do Autor

  • Isabel Correia, Escola Superior de Educação de Setúbal e Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato

    ORCID ID 0000-0003-2884-1867

     

  • Irene Figueiredo, Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto

    ORCID ID 0000-0002-8847-7596

     

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Correia, I., & Figueiredo, I. (2023). Trajetórias de desenvolvimento pessoal e profissional de um grupo de Amas:: Aprender no exercício da profissão. Aprender, 45 (Suplemento), 45-59. https://doi.org/10.58041/aprender.191