A Educação Artística no universo infantil: Ser feliz, aprender e brincar com arte!

  • Susana Maia Porto
Palavras-chave: orientações curriculares para a educação pré‐escolar; educação artística; formação inicial de educadores de infância; criatividade; transdisciplinaridade

Resumo

Objetivando‐se refletir sobre as Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (OCEPE) (Silva et al. 2016), o presente artigo vai ao encontro de hodiernas abordagens metodológicas para a educação artística da criança, em contexto pré‐escolar, com base num trabalho holístico e transversal às expressões artísticas que tem vindo a ser realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.

Pretende‐se expor atividades/projetos artísticos desenvolvidos com crianças em idade pré‐escolar com relação à educação artística e à luz das OCEPE, não esquecendo nunca, e de modo algum, a importância de a criança ser feliz no jardim de infância/pré‐escola e de aprender por meio da brincadeira e do jogo, atendendo ao prazer em explorar, transformar, experimentar e criar.

Publicado
01-06-2018
Como Citar
PortoS. (2018). A Educação Artística no universo infantil: Ser feliz, aprender e brincar com arte!. Revista Aprender, (38), 40-54. Obtido de http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/19