A Educação Artística no universo infantil: Ser feliz, aprender e brincar com arte!
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.19Palavras-chave:
orientações curriculares para a educação pré‐escolar; educação artística; formação inicial de educadores de infância; criatividade; transdisciplinaridadeResumo
Objetivando‐se refletir sobre as Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (OCEPE) (Silva et al. 2016), o presente artigo vai ao encontro de hodiernas abordagens metodológicas para a educação artística da criança, em contexto pré‐escolar, com base num trabalho holístico e transversal às expressões artísticas que tem vindo a ser realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.
Pretende‐se expor atividades/projetos artísticos desenvolvidos com crianças em idade pré‐escolar com relação à educação artística e à luz das OCEPE, não esquecendo nunca, e de modo algum, a importância de a criança ser feliz no jardim de infância/pré‐escola e de aprender por meio da brincadeira e do jogo, atendendo ao prazer em explorar, transformar, experimentar e criar.