História de impacto - Fundação Aga Khan Portugal

investir nos cruciais primeiros anos de vida, através do Programa das Amas

Autores

  • Raquel Campos Franco Católica Porto Business School

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.186

Palavras-chave:

Fundação, Aga Khan, educação de infância, impacto social

Resumo

Quando a Fundação Aga Khan iniciou a sua atividade em Portugal, realizou um diagnóstico de necessidades para compreender onde poderia acrescentar mais valor. O tema da infância emergiu como fundamental também neste país, como já o era noutras geografias onde a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento opera. Foi, sobretudo, identificada a dimensão pedagógica da educação de infância, que carecia de investigação e de aprendizagem a partir da experiência dos profissionais.

A Educação e Desenvolvimento de Infância tornou-se, assim, desde cedo, uma área prioritária da atividade da Fundação Aga Khan em Portugal, primeiro através do apoio a outras organizações, e a partir de finais dos anos 90 com atividades próprias, assumindo-se, assim, hoje a Fundação, como quase exclusivamente operativa em todo o espectro de ação.

O Programa de Educação e Desenvolvimento de Infância valoriza os primeiros anos de vida e coloca o foco na qualidade do ecossistema criança-família de forma a fortalecer sistemas e instituições que invistam no desenvolvimento das crianças, das famílias e dos profissionais.

Desde 2016 que a Fundação Aga Khan tem vindo a desenvolver ações centradas na promoção do desenvolvimento profissional de amas e outros cuidadores em contexto de educação e cuidados da infância em creche e creche familiar.

Falar de impacto social da Fundação Aga Khan na área da Educação e Desenvolvimento de Infância implica, necessariamente, começar pelo Centro Infantil Olivais Sul cuja gestão assumiu, desde o primeiro momento de intervenção nesta área. O impacto do Centro deriva de uma visão holística e integrada alicerçada numa pedagogia de infância explícita e da sua aplicação em contexto comunitário, o que resulta na melhor qualidade de vida das crianças.

Especificamente na área do Programa das Amas, o impacto gera-se hoje, sobretudo disseminando. Via guias que se redigem e difundem, formação que se desenha e organiza, e sensibilização que se faz num diálogo contínuo com outras instituições, com a tutela e procurando inovar com propostas concretas que permitam qualificar outros profissionais.

Biografia do Autor

  • Raquel Campos Franco, Católica Porto Business School

    ORCID ID 0000-0003-2524-4397

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

História de impacto - Fundação Aga Khan Portugal: investir nos cruciais primeiros anos de vida, através do Programa das Amas. (2023). Aprender, 45 (Suplemento), 19-29. https://doi.org/10.58041/aprender.186

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>