Integração de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem da Matemática: o papel da formação de professores

Autores

  • Renata Carvalho UIDEF do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa; Associação de Professores de Matemática

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.184

Palavras-chave:

tecnologias digitais, ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores

Resumo

A integração de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem da Matemática é um desafio constante, mas necessário, que a formação de professores deve apoiar. Este artigo relata uma experiência de formação com professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que se acredita ter sido facilitadora da integração de recursos digitais na aula de matemática para explorar conceitos matemáticos. Com o intuito de apoiar a integração de recursos digitais na aula de matemática, de desenvolver conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo matemático dos professores, um curso de formação de 20 horas foi planeado e concretizado entre 2020 e 2022, contando com diversas edições em que participaram cerca de 130 professores. Na reflexão sobre o processo formativo os professores reconhecem a importância das dinâmicas, tarefas e recursos usados na formação e valorizam o modo como foram envolvidos e desafiados a explorar, a refletir, a discutir e a planificar tarefas com recursos digitais para a aula de matemática. Este envolvimento quebrou barreiras, anulou constrangimentos face ao uso de tecnologias e motivou os professores a experimentarem recursos digitais com os seus alunos.

Biografia do Autor

  • Renata Carvalho, UIDEF do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa; Associação de Professores de Matemática

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Carvalho, R. (2023). Integração de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem da Matemática: o papel da formação de professores. Aprender, 45, 29-40. https://doi.org/10.58041/aprender.184