Robótica Educativa: reflexões sobre uma ação de formação contínua de educadores/professores em contexto
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.183Palavras-chave:
Formação contínua de professores, pensamento computacional, robóticaResumo
O artigo foca uma experiência de formação contínua de professores, na área do pensamento computacional e robótica, que decorreu no ano letivo de 2021/2022, num colégio particular da zona da grande Lisboa. A formação aconteceu a pedido do colégio e foi ministrada, nas suas instalações, pelos autores do artigo. Os professores envolvidos construíram planificações, criaram materiais e aplicaram-nos em ambiente letivo, refletindo depois sobre essa experiência. Essas planificações e os materiais produzidos, assim como as reflexões realizadas, foram incluídas numa publicação digital. Utilizamos uma metodologia de estudo de caso para tentarmos perceber se esta formação originou algumas alterações nas práticas dos docentes envolvidos, recorrendo para isso à realização de um focus group, cerca de um ano após o término da formação como meio privilegiado de recolha de dados. Os resultados apontam para uma continuidade da utilização da robótica em contexto escolar pelos intervenientes na formação.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 João Vítor Torres, Maria do Rosário Rodrigues, João Carlos Grácio, Miguel Ângelo Figueiredo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.