Robótica Educativa: reflexões sobre uma ação de formação contínua de educadores/professores em contexto

Autores

  • João Vítor Torres CIEF - Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal
  • Maria do Rosário Rodrigues Centro de Investigação em Educação e Formação, Instituto Politécnico de Setúbal
  • João Carlos Grácio Instituto Politécnico de Setúbal
  • Miguel Ângelo Figueiredo Centro de Investigação em Educação e Formação, Instituto Politécnico de Setúbal

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.183

Palavras-chave:

Formação contínua de professores, pensamento computacional, robótica

Resumo

O artigo foca uma experiência de formação contínua de professores, na área do pensamento computacional e robótica, que decorreu no ano letivo de 2021/2022, num colégio particular da zona da grande Lisboa. A formação aconteceu a pedido do colégio e foi ministrada, nas suas instalações, pelos autores do artigo. Os professores envolvidos construíram planificações, criaram materiais e aplicaram-nos em ambiente letivo, refletindo depois sobre essa experiência. Essas planificações e os materiais produzidos, assim como as reflexões realizadas, foram incluídas numa publicação digital. Utilizamos uma metodologia de estudo de caso para tentarmos perceber se esta formação originou algumas alterações nas práticas dos docentes envolvidos, recorrendo para isso à realização de um focus group, cerca de um ano após o término da formação como meio privilegiado de recolha de dados. Os resultados apontam para uma continuidade da utilização da robótica em contexto escolar pelos intervenientes na formação.

Biografias do Autor

  • João Vítor Torres, CIEF - Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal

    João Vítor Torres

    ORCID ID 0000-0002-9995-4511

     

     

     

  • Maria do Rosário Rodrigues, Centro de Investigação em Educação e Formação, Instituto Politécnico de Setúbal

    Maria do Rosário Rodrigues

    ORCID ID  0000-0002-9935-6917

     

     

     

  • João Carlos Grácio, Instituto Politécnico de Setúbal

    João Carlos da Silva Grácio

    ORCID IS 0000-0002-6648-8446

     

     

     

  • Miguel Ângelo Figueiredo, Centro de Investigação em Educação e Formação, Instituto Politécnico de Setúbal

    Miguel Ângelo Figueiredo

    ORCID ID 0000-0002-8442-2221

     

     

     

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Robótica Educativa: reflexões sobre uma ação de formação contínua de educadores/professores em contexto. (2023). Aprender, 45, 15-28. https://doi.org/10.58041/aprender.183

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>