Perfil de competências para Amas - (re)conhecer, valorizar, capacitar

Autores

  • Ana Teresa Brito Ispa - Instituto Universitário
  • Lourdes Mata Ispa-Instituto Universitário

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.180

Palavras-chave:

perfil para Amas, educação de infância, qualidade e profissionalidade

Resumo

Neste artigo, apresenta-se o Perfil de Competências para Amas ValChild, clarificando a base da sua construção e a pertinência da sua definição para a profissionalidade de Amas na Europa. Hoje há uma evidência robusta sobre os primeiros anos de vida para o bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Sabemos que as interações e experiências positivas são fundamentais na construção de uma forte arquitetura cerebral e que a capacitação e formação dos profissionais contribui decisivamente para um ambiente seguro, acolhedor e caloroso. A resposta de qualidade que as Amas podem dar a crianças e famílias tem, neste contexto, uma especial relevância. O perfil foi elaborado tendo em conta referenciais Europeus, destacando-se os portugueses. No âmbito do projeto, salienta-se o seu reconhecimento por especialistas. Evidenciam-se, a partir das suas cinco grandes áreas, as competências para que apontam e os eixos sistémicos que as caracterizam. Finaliza-se perspetivando a proposta de perfil à luz da Educação de Infância em Portugal, destacando-se a relevância da continuidade do seu aperfeiçoamento, como ferramenta de apoio à qualidade na profissionalidade das amas, nomeadamente através da formação e creditação de competências.

In this article, the ValChild Profile of Competences for Childminders is presented, clarifying the basis of its construction and the relevance of its definition for the professionalism of childminders in Europe. Today there is robust evidence about the early years of life for children's well-being, development, and learning. We know that positive interactions and experiences are fundamental in building a strong brain architecture and that the empowerment and training of professionals contributes decisively to a safe, nurturing, and warm environment. The quality response that childminders can give to children and families has, in this context, a special relevance. The profile was drawn up considering European benchmarks, emphasizing the Portuguese. Within the scope of the project, its recognition by specialists is underlined. From its five main areas, the competences to which they point and the systemic axes that characterize them are highlighted. The final part of the report places the Profile proposal into perspective in the light of Early Childhood Education in Portugal, stressing the relevance of the continuity of its improvement, as a tool to support the quality of the professionalism of childminders, namely through training and accreditation of competences.

Biografias do Autor

  • Ana Teresa Brito, Ispa - Instituto Universitário

    ORCID ID 0000-0002-5699-808X

  • Lourdes Mata, Ispa-Instituto Universitário

    ORCID ID 0000-0001-8645-246X

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Perfil de competências para Amas - (re)conhecer, valorizar, capacitar. (2023). Aprender, 45 (Suplemento), 30-44. https://doi.org/10.58041/aprender.180

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>