Educação Infantil no Rio de Janeiro: novos rumos, velhas ideias

Autores

  • Virgínia Lousada

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.18

Palavras-chave:

Educação Infantil; políticas públicas; alfabetização

Resumo

Este artigo discute as políticas implementadas no atendimento à educação infantil da rede pública municipal do Rio de Janeiro, de 2009 a 2016, entendendo que elas estão inseridas nos debates sobre a primeira infância. Para a gestão municipal responsável por tais políticas, o investimento nesta faixa etária era importante porque possibilitaria a melhora do percurso de escolarização de crianças que frequentaram a educação infantil, principalmente na questão da alfabetização. Como ferramenta metodológica, privilegiou‐se estudar os documentos que as implementaram. A partir desta análise, pretende‐se desnaturalizar o “padrão de excelência” defendido pela gestão do período e entender os impactos no cotidiano da rede, a partir da crítica à concepção de que a educação infantil deve ser a etapa de preparação para o ensino fundamental.

Downloads

Publicado

01-06-2018

Como Citar

Lousada, V. (2018). Educação Infantil no Rio de Janeiro: novos rumos, velhas ideias. Aprender, 38, 21-39. https://doi.org/10.58041/aprender.18