Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul

Autores

  • Clara Rosário
  • Rosa Santos

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.17

Palavras-chave:

educação de infância; Pedagogia‐em‐Participação; qualidade; intencionalidade educativa; ambiente educativo

Resumo

Neste artigo apresenta‐se a Pedagogia‐em‐Participação enquanto opção pedagógica explícita assumida pela Fundação Aga Khan no âmbito do Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância que se desenvolve no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa. A Pedagogia‐em‐Participação, que se insere na “família das pedagogias participativas”, é uma perspetiva pedagógica de qualidade para a educação em creche e jardim‐de‐infância desenvolvida pela Associação Criança.

A partir da explicitação das dimensões partilhadas pelos modelos pedagógicos de qualidade, o artigo descreve os fundamentos e caraterísticas da Pedagogia‐em‐Participação analisando os aspetos relacionados com a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo. Depois centra-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar procurando os princípios subjacentes a estas mesmas dimensões. Encerra referindo que a comparação estabelecida tem como objetivo concluir que o desenvolvimento explícito de um modelo pedagógico de qualidade se coaduna e articula com o referencial legal português para a educação de infância.

Downloads

Publicado

01-06-2018

Como Citar

Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul. (2018). Aprender, 38, 15-20. https://doi.org/10.58041/aprender.17

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>