O impacto da pandemia COVID‐19 e o estágio curricular em Serviço Social no âmbito do envelhecimento

Autores

  • Tatiane Valduga
  • Paula Ramos

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.153

Palavras-chave:

Envelhecimento, Estágio, Serviço Social, COVID‐19, Bem‐estar

Resumo

O presente estudo apresenta uma análise dos estágios desenvolvidos no âmbito do envelhecimento nos anos curriculares de 2019/2020, 2020/2021 e as tendências para o ano letivo de 2021/2022. A análise reporta os estágios facultados pela/ realizados pelos alunos da licenciatura de Serviço Social, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, com diversas instituições parceiras. Os anos de análise encontram‐se em um contexto de pandemia COVID‐19, o qual apresenta constrangimentos para as instituições que realizam intervenção com a pessoa idosa, bem como para o desenvolvimento de estágios em Serviço Social neste domínio. A pesquisa é de natureza indutiva e orienta‐se através de uma pesquisa documental com recurso à análise de conteúdo, aos projetos de intervenção social desenvolvidos pelos estagiários, aos relatórios finais de estágio, a literatura específica sobre a temática, e aos documentos oficiais. Elaborou‐se um retrato das noções científicas dominantes nos documentos analisados, apontando para intervenções focadas no bem‐estar e qualidade de vida da pessoa idosa, através do desenvolvimento do envelhecimento ativo.

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Publicado

24-05-2022

Como Citar

O impacto da pandemia COVID‐19 e o estágio curricular em Serviço Social no âmbito do envelhecimento. (2022). Aprender, 43, 50-76. https://doi.org/10.58041/aprender.153