Estratégias de comunicação digital do IPP em tempos pandémicos

Autores

  • Cláudia Pacheco
  • Hermelinda Trindade Carlos
  • Márcia Marat Grilo
  • Vera Barradas

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.140

Palavras-chave:

comunicação institucional, comunicação digital, comunicação emocional, Politécnico de Portalegre, COVID‐19

Resumo

Neste artigo analisa‐se a forma como se desencadearam os processos de comunicação no Instituto Politécnico de Portalegre, num momento particularmente difícil, inesperado e ímpar. Perante a que já se considera ser a mais feroz crise sanitária do presente século, a COVID‐19, que obrigou o mundo a parar, o Politécnico de Portalegre passou a funcionar à distância fazendo da comunicação digital o único instrumento para chegar junto dos seus públicos.
Partindo da comunicação digital, foram contextualizadas e caracterizadas três categorias de comunicação: institucional, COVID‐19 e emocional. Analisaram‐se qualitativamente os conteúdos difundidos nas diversas plataformas digitais do Politécnico, no período compreendido entre os dias 9 de março (data do primeiro comunicado do Sr. Presidente) e 18 de maio de 2020 (data do início da segunda fase de desconfinamento), com o objetivo de observar os procedimentos adotados pela Instituição na gestão da comunicação neste contexto.
O contributo científico deste artigo assenta no estudo dos processos de comunicação que foi necessário manter e reinventar de forma fluida, ágil e adaptada aos públicos‐alvo. Esta nova dinâmica comunicacional espelha o Politécnico de Portalegre como uma instituição aberta, inclusiva e sustentável.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Estratégias de comunicação digital do IPP em tempos pandémicos. (2021). Aprender, 42, 21-41. https://doi.org/10.58041/aprender.140

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