O marketing de influência: uma revisão da literatura

Autores

  • Gorete Dinis
  • Zélia Breda
  • Tânia Barreiro

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.127

Palavras-chave:

influenciador digital, redes sociais, turismo, destino turístico, marketing

Resumo

O conceito de marketing foi evoluindo ao longo das últimas décadas. Um dos primeiros conceitos surgiu em 1935, definindo o marketing como o desempenho das atividades empresariais que conduzem o fluxo de bens e serviços da produção até ao consumidor (American Marketing Association, 2009).
Com o surgimento das novas tecnologias e com a evolução dos mercados foram surgindo novos tipos de marketing, sendo de destacar o marketing digital, que corresponde às estratégias de marketing no meio eletrónico. Relacionado com o marketing digital surge também o marketing de influência que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores, através do social media.
O presente artigo efetua uma revisão da literatura debruçando‐se no estudo do marketing de influência e qual a sua importância no processo de tomada de decisão e compra, nomeadamente no que concerne o setor do turismo. Para tal, procedeu‐se a uma pesquisa dos artigos publicados na SCOPUS que, após uma rigorosa seleção, considerou‐se que apenas dois artigos se enquadravam no estudo. Através da análise das referências bibliográficas destes artigos selecionaram‐se mais cinco estudos para análise. Os resultados obtidos permitem concluir que as celebridades influenciam o processo de tomada de decisão dos indivíduos, conduzindo‐os à escolha de determinado produto/serviço ou destino turístico.

Downloads

Publicado

01-09-2020

Como Citar

O marketing de influência: uma revisão da literatura. (2020). Aprender, 40, 66-76. https://doi.org/10.58041/aprender.127

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)