A Criança. Uma reflexão a partir das atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar

  • Amélia Marchão
  • Helder Hemriques

Resumo

O objetivo principal deste artigo prende‐se com uma breve reflexão dos autores, resultado dos seus interesses científicos e profissionais, sobre a construção do lugar da criança na sociedade portuguesa. Para o efeito, assume‐me um processo de revisão de literatura em diálogo com um corpus documental composto por documentos internacionais, legislação nacional e, particularmente, as Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (2016). Através de uma abordagem metodológica com uma matriz qualitativa, procuramos defender a ideia da centralidade e singularidade da criança – pessoacidadã nas sociedades contemporâneas, com particular destaque para o caso Português.

Publicado
01-06-2018
Como Citar
Marchão, A., & Hemriques, H. (2018). A Criança. Uma reflexão a partir das atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar. Revista Aprender, (38), 6-14. Obtido de http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/12
Secção
Artigos