A Criança. Uma reflexão a partir das atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar

Autores

  • Amélia Marchão
  • Helder Hemriques

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.12

Resumo

O objetivo principal deste artigo prende‐se com uma breve reflexão dos autores, resultado dos seus interesses científicos e profissionais, sobre a construção do lugar da criança na sociedade portuguesa. Para o efeito, assume‐me um processo de revisão de literatura em diálogo com um corpus documental composto por documentos internacionais, legislação nacional e, particularmente, as Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (2016). Através de uma abordagem metodológica com uma matriz qualitativa, procuramos defender a ideia da centralidade e singularidade da criança – pessoacidadã nas sociedades contemporâneas, com particular destaque para o caso Português.

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

Marchão, A., & Hemriques, H. (2018). A Criança. Uma reflexão a partir das atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar. Aprender, 38, 6-14. https://doi.org/10.58041/aprender.12