New media and journalism in change

Autores

  • Sónia Lamy

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.106

Resumo

“Churnalism” é o termo que Natalie Fenton, professora de Jornalismo e Media em Goldsmiths, Universidade de Londres, utiliza para se referir a um novo tipo de jornalismo que se baseia no “corta e cola” e que viola os valores de ética necessários a uma esfera pública democrática.
Natalie Fenton estuda a influência dos media na formação de identidades e democracia. E considera que no contexto das sociedades capitalistas, profundamente desiguais, também vivemos num dominado por ideias e identidades em circulação. A investigadora orienta o seu estudo nos pressupostos impostos pela necessidade de compreender a relação entre a autonomia individual e liberdade e a construção social da identidade num ambiente muito dominado pela influência mediática.
Neste contexto, a professora de Goldsmiths, Universidade de Londres, fala-nos sobre a emergência de um novo paradigma de jornalismo, ou simplesmente a replicação de “mais do mesmo” em múltiplos canais.

Downloads

Publicado

01-06-2012

Como Citar

Lamy, S. (2012). New media and journalism in change. Aprender, 32, 4-12. https://doi.org/10.58041/aprender.106