Call for Papers | Aprender n.º 45
As tecnologias têm tido um impacto em várias dimensões da nossa vida ao longo da história. Esse impacto é mais evidente, sobretudo, desde o surgimento da Internet e da sua aplicação a múltiplos contextos, desde as relações sociais, à política ou à economia. A educação e a formação não são, como é natural, áreas imunes a esta influência ao incluírem-na nos seus processos de ação e investigação. As tecnologias, em particular as digitais, convocam novos modelos e práticas, emergindo, por essa via, novos desafios e questões. Por outro lado, as próprias profissões apelam a novos perfis profissionais, mais direcionados para a capacitação digital e tecnológica, facto que, por si mesmo, também coloca novos desafios à educação, à formação e à investigação.
No presente número da revista Aprender pretende-se, assim, criar um dossier com artigos que resultem de estudos e investigações que evidenciem essa reflexão em torno de modelos, práticas, processos, desafios e questões de vária ordem que emergem nos diversos contextos de educação, de formação e de determinada profissão como resultado da utilização das tecnologias.
Entre as várias questões possíveis, sublinhamos as seguintes:
- Que novos modelos formativos encontramos na formação de profissionais nas diversas áreas?
- Que usos e aplicações são dados atualmente às tecnologias digitais em contexto laboral?
- De que modo a escola está a preparar as crianças, os jovens e os adultos para a sua plena integração na sociedade tecnológica do século XXI?
- Que novos perfis são emergentes nas diferentes profissões?
- Que relações emergem entre investigação, conhecimento e aplicação de tecnologias digitais no domínio das diferentes profissões?
- Que questões do ponto de vista ético se colocam em virtude da utilização das tecnologias?
Datas Importantes
Submissão de artigos: até 15 de março de 2023
Revisão por pares: até 15 de abril de 2023
Notificação aos/às autores/as sobre os resultados da revisão por pares: até 20 de abril de 2023
Submissão final dos artigos aceites: até 30 de abril
Publicação: junho/julho de 2023.
Para submeter a sua proposta deve consultar e cumprir escrupulosamente as orientações para autores/as constantes do ficheiro “Instruções para Autores/as”, caso contrário as propostas não serão aceites. Por favor, consulte as Instruções para Autores/as (http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/about/submissions)